sexta-feira, 24 de maio de 2013

Solário | A minha experiência - Nunca mais!




Há cerca de uns 6 anos tive a minha primeira e última experiência com solário, que decidi agora partilhar com vocês como forma de alerta.

Decidi fazer num determinado salão porque a máquina era vertical, o que permitia que a pele não ficasse encostada às lâmpadas. Achei de facto que era mais higiénico e parecia-me mais confortável estar em pé dentro de 1 "frigorifico" do que deitada num "caixão". 




Como sou branquinha sempre pensei em fazer secções curtas. A minha primeira secção foi de cerca de 5 minutos. Na altura deram-me um gel para espalhar no corpo e os óculos e lá fui eu com a minha mãe para a sala onde estava a máquina. Era uma sala pequena onde tinha apenas a máquina, um cadeirão e cabide com roupão etc. A máquina foi programada para os 5 minutos e lá entrei eu para começar a preparar o meu bronze.

Fiz depois uma segunda secção de 5 minutos e no fim dessa secção já não estava tão pálida. De facto, o facto de ficar bronzeada em tão pouco tempo agradava-me.

Lembro-me perfeitamente do dia em que fui fazer a  terceira e última secção. Eu tinha uma comunhão no dia seguinte e por isso queria mesmo fazer uma nova secção e a minha mãe acabou por me acompanhar novamente. Nesse dia estava muito calor e trânsito ...parece que nunca mais lá chegava. Quando finalmente cheguei a minha mãe disse para eu entrar que esperava no carro e assim foi.

Entrei e a menina da recepção disse para eu aguardar porque estava uma pessoa a terminar a sua secção. Entretanto deu-me o gel e os óculos e aguardei um pouco. Mal a outra pessoa saiu, entrei e pedi para me programarem uma secção de 6 ou 8 minutos (não me recordo exactamente). Como já era a terceira achei que mais um bocadinho não fazia mal (mas atenção que nunca me passou pela cabeça passar dos 8/10 minutos). Bem, lá entrei na máquina.

Já dentro da máquina ao fim de uns 2/3 minutos comecei a sentir-me mal e como estava com os óculos e não os podia tirar comecei a dirigir a mão para o puxador da porta do solário para abrir e as minhas mãos ao tocarem na superfície parecia aquele barulho de mosca a ser tostada. Quando finalmente tento empurrar a porta do solário sinto alguma dificuldade (talvez por estar fraca). Sentia já que estava a desvanecer e que tinha que sair dali e fui contra a porta com o meu próprio corpo e caí para fora da máquina desmaiada. Quando acordei estava no chão com a cabeça junto a um canto de uma parede. Imaginem que até podia ter batido com a cabeça. Foi tudo muito rápido e a máquina continuava a funcionar já que ainda estava com a programação activa. Estava sem forças mas a muito custo vesti o roupão e abrir a porta da sala para pedir ajuda a alguém, já que estava sozinha na sala. Quando uma funcionária me viu ficou em pânico. Deu-me água com açúcar, sentou-me e eu desmaiava e acordava constantemente (nunca me senti assim na vida). Entretanto foi chamar a proprietária e eu continuava na mesma. Acabei por dizer que a minha mãe estava no carro à minha espera e elas foram lá chamar por ela. Estão a ver o estado da minha mãe quando chegam ao carro a dizer que me senti mal? A minha mãe entra e eu continuava na mesma. Ela disse logo que estava muito calor lá dentro e eu estava branca, branca, branca. Eu continuava naquele estado mesmo ao fim de uns 10 minutos. Lá fiquei mais um pouco até me recuperar para sair.

Quando finalmente me consegui vestir etc para ir embora, a proprietária vem lá novamente e pede imensa desculpa porque realmente a máquina não tinha parado durante a tarde toda e pelos vistos tem que fazer pausas. A sala também estava execessivamente quente e tudo isso deve ter ajudado. O melhor de tudo foi o facto de pedir para quando saísse efectuar o pagamento da secção normalmente que numa próxima me ofereceria a secção. Isto tudo só para não dar nas vistas e fazer aparato no salão. Será que ela estava bem?! Aquilo aconteceu-me porque talvez não cumpriu as normas e acabei por ter uma quebra de tensão dentro da máquina e ainda me pede para pagar "2 min" de solário? Eu lá saí quando me senti melhor e paguei a secção e jurei para mim que solário nunca mais.

Tempos depois comentei com um médico esta história e ele disse que tive muita sorte em conseguir sair da máquina porque caso tivesse desmaiado dentro da máquina a coisa poderia ter corrido muito mal. Imaginem que podia estar toda a secção desmaiada dentro da máquina e quando dessem por ela já tinham passado algum tempo.


O que vos aconselho é que caso queiram fazer solário estejam sempre acompanhadas por alguém no local para que caso se sintam mal tenham ali alguém logo para ajudar.

E vocês, já experimentaram?



42 comentários:

  1. Eu nunca experimentei solário e nem pretendo. Tudo bem que gostava de ser mais moreninha (quem não gostava...), mas o facto é que tenho medo que aqueles raios façam mal à pele, como já muitos médicos alertaram. Tiveste imensa sorte e ainda bem :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim também é uma verdade. Estão sempre a alertar que o solário é prejudicial...eu sei mas na altura fiquei muito tentada..mas já passou:)

      Eliminar
    2. Já fiz solário, duas sessões, primeira vez esta sexta e segunda este sábado, dei a pausa agora e começo outra segunda segunda. Eu faço nos horizontais e cumprem as normas, aliás a máquina que uso é a para os iniciais, e fiz 20 minutos nas primeiras duas sessões pois foi para a máquina mais fraca, até agora ñ me senti mal, nem quero, a máquina tem ventoinha e factos de água, aliás pode-se dar pausa na máquina e está é só empurrar com o braço sem força que sobe logo. Até agora tenho gostado da experiência
      Lamento bastante que tenha acontecido isso consigo, demasiado mau mesmo :s
      E ainda por cima ñ cumprem normas, porra e pedem depois do erro que cometera para pagar, como é
      possível? Enfim...

      Eliminar
  2. possa que coisa terrível! ainda bem que não te aconteceu mais nada, isso já foi mais que suficiente e depois ainda te pedirem para pagar esses "2 minutos", nem tenho palavras...
    Eu já pensei nisso para te ser sincera, mas a verdade é que sendo eu de uma cidade com praia parece-me desnecessário, até porque depois de uma semana seguida, já começo a adquirir uma corzinha (felizmente), o pior é ter tempo para ir uma semana seguida à praia, se conseguir ir no único dia livre que tenho em toda a semana já é muito bom :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi mesmo um susto...podia ter acabado mal:s..o pedirem para pagar foi ridículo...afinal eles não respeitaram as normas de segurança! Enfim...eu demoro muito para ficar bronzeada:P

      Eliminar
    2. só tu para comentares o meu blog :P qualquer dia conto-te as coisas por msg, que dá menos trabalho ahahaha

      Sabes, uma das minhas sessões de fotodepilação também correu muito mal, deixaram-me toda queimada :/ po vezes acho que as pessoas que trabalham nessas áreas se habituam tanto aquilo e que avaliam as pessoas de forma tão generalista e nada pessoal e acabam por fazer asneira...

      Eliminar
  3. A minha experiência no solário também terminou "para nunca mais" como a tua. Na terceira ou quarta sessão, não me recordo, também me senti mal e tive de sair da máquina. Felizmente não desmaiei e tinha uma marquesa na sala onde me deitei um pouco a recuperar. Mas solário nunca mais.

    http://minarasnudda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois:s Por isso é importante estar sempre alguém ao nosso lado. Eu acho que nunca mais faço solário mas caso fizesse não ia sozinha.

      Eliminar
  4. Ainda bem que tudo correu para o melhor.
    Nunca experimentei o solário, nem pretendo, porque adoro ser branquinha :P
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem...que engraçado..por acaso acho que és a primeira pessoa que diz isso:P eheheh

      Eliminar
  5. Eu só fiz solário uma vez, uma sessão... Foi há cerca de 5 anos e estava eu na Polónia em Erasmus. Como em Varsóvia não há praia aquilo tem solários em tudo o que é esquina e é estupidamente barato então lá fui eu experimentar. Era uma maquina horizontal, fiz por 5 min e não me aconteceu absolutamente nada. Aqueles 5 min já me deixaram com uma corzita e só nunca mais fiz solário porque aqui é caro e temos praia.
    Um dos meus colegas que também estava cmg em Erasmus armou-se em carapau de corrida e fez 10 min logo na primeira vez... Era impressionante, ninguém lhe podia tocar! Mas aí a culpa foi dele...
    Muah!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois 10 min já é muito...mas acredito que isso depende das pessoas e da frequência com que fazem. Mas numa primeira secção é coragem:P

      Eliminar
  6. Sempre tive "medo" dos solários, ao ler esta experiencia ainda gosto menos da ideia!.. Ainda bem que não desmaiaste mesmo lá dentro. E a dona merecia ouvir umas quantas para espalhar mesmo a freguesia!
    Beijinhos!

    http://cinhapachecoflashs.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo Cinha...ela teve sorte...devias ter visto o pânico na cara dela e na cara das funcionárias...resta-me apanhar sol:P

      Eliminar
  7. Também não sou muito apologista de solários, nem nunca fiz, principalmente pelos danos que faz á pele e blablabla, também não acho o efeito muito bonito, mas aí vai do gosto de cada pessoa. Mas realmente a tua história é horrível, a proprietaria devia era ter tido vergonha na cara e oferecer-te os tais 2m, e não oferecer-te a próxima sessão porque uma pessoa "normal" (suponho :P) de certeza que não voltaria para uma próxima sessão depois do que aconteceu! Enfim, acho que devias era ter também pedido o livro de reclamações, porque essa situação é completamente inaceitável!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu naquele momento estava tão fraca que só me apetecia sair dali...e a minha mãe só dizia "vamos embora"...não estive para me chatear...e por acaso eu sou daquele tipo de pessoa que falo mas naquele dia não sei:S

      Eliminar
  8. Não, nunca fiz e não penso fazer. Sou branquinha, é um facto e vivo bem com isso. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que nem toda a gente quer ser morena...é muito bonito mas também no longo prazo os danos são visíveis na nossa pele:P

      Eliminar
  9. Já experimentei e foi numa máquina vertical também pelos mesmos motivos. Fiz umas 4 sessões e desisti.

    Mas que situação a tua! Sim felizmente que que conseguiste sair senão a história poderia ter sido outra e bem pior. Só acho que não devias ter pago. Então ficas como ficaste e a proprietária ainda te pede para pagar a secção? E sim a culpa foi dela!!! Deveria ter assumido o erro. Olha se acontece com outra pessoa e com consequências mais graves?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi uma situação mt má...eu não queria estar na pele dela:P Deve ter tido um susto tão grande ou maior do que o meu...tinha uma colega do ginásio que já tinha ido e depois disto nunca mais...

      Eliminar
  10. Nunca experimentei nem tenho pele para isso! Sou muito branca e sensível.

    Eu não teria pago e ainda tinha feito queixa. Que vergonha e perigo!

    ResponderEliminar
  11. ai que horror que medo! Fizeste-me lembrar um filme de terror, ainda bem que conseguiste sair, eu entrava mesmo em pânico!
    Obrigada por me teres dito querida :)

    ResponderEliminar
  12. tenho pavor de espaços fechados.. morria la dentro!

    http://myflickalookbook.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. O solário, dizem, é péssimo para a pele. Qualquer coisa relacionada com o aumento de hipótese de arranjarmos um melanoma. Jasus, não o quero ver nem de longe! Mas, de qualquer forma, embora não seja para mim, é para muita gente que não tem paciência para tostar ao sol e encontra no solário uma alternativa. A questão é que há-de de ter cuidados, para não acontecer como te aconteceu a ti. Porque há que considerar que tiveste uma grande sorte!

    bj,
    http://easypeasyag.blogspot.pt
    *ah, eu não percebi, mas depois dessa trapalhada toda estes nem te pagaram a sessão? Haja paciência.
    *está a decorrer no meu blog, um giveaway. Participa em http://easypeasyag.blogspot.pt/2013/06/o-meu-amor-pela-bershka-em-sorteio.html
    Boa sorte! *.+

    ResponderEliminar
  14. Olá
    Fiz as minhas primeiras 2 sessões esta semana. Comecei com 15 minutos e na segunda 20, pois a minha pele bronzeia muito facilmente.
    Realmente quando há muita afluência ao splário, o ambiente fica muito quente e as máquinas também. Aconteceu comigo na segunda sessão, agora optei por ir sempre no inicio da abertura do estabelicimento, pois a temperatura é bem mais agradável.
    Eu também era uma das que dizia que nunca iria fazer solário, mas se for bem informada e usar cremes para hidratarem bem a pele e creme ant-rugas, a opinião será a contrária.
    Venha o Verão e estarei pronta para o sol :)
    Ana

    ResponderEliminar
  15. Tenho a pele branca, e confesso que gostava de ser um pouco mais morena, mas como detesto estar ao sol e pelo que sei, os solários fazem imensamente mal à pele, terei que conviver com este tom até ao fim dos meus dias... :)

    ResponderEliminar
  16. SESSÃO DE SOLÁRIO MENINAS... e não secção... Vá, aprendam a escrever... PF!

    ResponderEliminar
  17. Que exagero... Faço solário e nunca tive qq problema, claro que há regras a cumprir, tanto nos cremes, como no tempo mas desde que o solário seja bom não há qq problema.

    ResponderEliminar
  18. Bem eu faço apenas quando preciso ter uma cor decente para eventos ou sessoes fotográficas fora da epoca de Verão e nunca tive problemas...
    Acho que nos últimos anos também devido á maior afluência de cliente eles devem ter melhorado bastante a qualidade dos serviços assim como também devem ser "apertados" em relação a fiscalizaçoes e afins.
    O importante é escolher um sitio de confiança e não fazer um qualquer esquina que tem uma maquina pois ai sim se correm os riscos.
    Para as meninas de LIsboa e arredores SUPER RECOMENDO o LOOK GOOD (ex. Estudio Solar) no Colombo.
    É 5estrelas desde a qualidade dos equipamentos ( máquinas e cremes), á simpatia e desponibilidade do Staff para aconselher e esclarecer qualquer duvida, assim como á limpesa das máquinas que muitas vezes é feita mesmo na nossa presença com o desinfectante.
    E o preço também é fantásctico, têm sessões de 10/15m a partir de 8,50€ na máquina suave e 10€ na intensa!

    ResponderEliminar
  19. Ola ! Hoje fiz a minha primeira sessão de solário fiquei enjoada o dia inteiro será normal ??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, eu faço solario há mais de 10 anos, há solarios bons e solarios maus como em todos os negocios. Para terem a certeza de que não vão ter problemas entrem em ergoline.pt e vejam os solarios certificados da vossa zona, a ergoline é quem vende as maquinas e dá a manutenção e só certifica os solarios que cumprem as normas.

      Eliminar
  20. Compreendo pelo que passou.
    Eu faço solario e ja assisti a pessoas a sentitem se mal ppr causa do calor e por vezes nao comem e estao desidratadas. Eu como e bebo bastante agua. Provavelmento o que lhe aconteceu foi que ja devia estar um pouco mal pelo calor que estava na rua e tudo ajudou

    ResponderEliminar
  21. eu faco solário e Adoro. São aqueles 20 minutos só para mim, para relax. Este ano com o curso e o trabalho, nem tempo tive de colocar os pés na praia. Bem haja a quem inventou o solário, adoro o meu bronze, mesmo sendo artificial, é invejado e bem bonito.

    ResponderEliminar

Relacionado

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...